Regional


O desenvolvimento regional do Cariri estará consolidado com a criação de sua Região Metropolitana
Crato. Com uma população de cerca de 500 mil habitantes, as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha, que formam o chamado “Triângulo Crajubar”, deve ser transformada em Região Metropolitana. O prefeito eleito de Barbalha, José Leite Cruz, é um dos defensores da idéia, que já tem proposta na Assembléia Legislativa do Ceará, encaminhada pela Secretaria das Cidades.

Formado em Ciências Econômicas, ex-gerente do Banco do Brasil, com passagens pela superintendência da instituição, José Leite assume a Prefeitura de Barbalha com uma visão técnica do Cariri. Ele destaca que os processos de integração constituem opção para consolidar o mercado regional, integrar as cadeias produtivas, impulsionar a competitividade das empresas, promover o intercâmbio de conhecimento tecnológico e científico e conquistar uma melhor inserção na economia estadual.

“Além disso, a integração fortalece a capacidade de negociação e constitui um valioso instrumento para o nosso desenvolvimento econômico e social”, afirma José Leite, acrescentando que tem conversado com os prefeitos Manoel Santana, eleito em Juazeiro do Norte, e Samuel Araripe, reeleito no Crato. Segundo ele, ambos têm demonstrado interesse no processo da segunda integração regional do Estado — atualmente existe apenas a Região Metropolitana de Fortaleza, integrada por 13 cidades: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itaitinga, Horizonte, Eusébio, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba, Guaiúba, Aquiraz, Pacajus, Chorozinho, além de Fortaleza.

Turismo regional
Um exemplo da necessidade dessa integração, segundo José Leite, é a instalação do aterro sanitário para atender aos três municípios da região do Crajubar. O prefeito eleito de Barbalha apresenta também como argumento o turismo regional que deve ser explorado de forma integral. O prefeito mostrou a importância do trem do Cariri que interligará Crato e Juazeiro. Numa segunda etapa, conforme acredita, Barbalha e Missão Velha poderão ser incluídos no projeto.

“Com isso, haverá uma ligação com a Ferrovia Transnordestina, o que vai facilitar o transporte da nossa cadeia produtiva”, afirma ele. José Leite lembrou que, brevemente, será construído o prédio da Ceasa, em Barbalha, que funcionará como entreposto de abastecimento de hortifrutigranjeiros para todo o Cariri. O novo prefeito também defende a revitalização da Usina Manoel Costa Filho e a Usina de Etanol, que será instalada em Barbalha.

A idéia de criação da Região Metropolitana do Cariri não é nova. O secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo, entregou na Assembléia Legislativa um conjunto de proposituras que tem como destaque a que sugere a criação da Região Metropolitana do Cariri.

De acordo com Cartaxo, a Região Metropolitana do Cariri terá Juazeiro do Norte como cidade-pólo e será regulamentada posteriormente por Lei Complementar, que definirá quais municípios farão parte dela. “Acreditamos que a Região Metropolitana representará um novo foco de desenvolvimento capaz de atrair atividades econômicas”.

“É importante dizer que hoje a região do Cariri já é maior em termos de população e desenvolvimento do que a Região Metropolitana de Fortaleza, na época em que ela foi criada, nos anos 70”, destacou o secretário Joaquim Cartaxo.

Agrolomerações urbanas
Uma região metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de influência. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conurbação. Por exemplo, São Paulo é uma cidade central, com Guarulhos, Osasco e outras cidades adjacentes sendo cidades vizinhas de São Paulo, juntas formando uma conurbação — esse fenômeno é caracterizado pela ligação física entre as cidades, devido à sua expansão geográfica.

Porém, uma região metropolitana não precisa ser obrigatoriamente formada por uma única área contígua urbanizada, podendo designar uma região com duas ou mais áreas urbanizadas intercaladas com áreas rurais.